terça-feira, 10 de junho de 2008

Conclusão

No decorrer deste estudo, complementado pelo visionamento da série «Os Homens do Presidente» e dos filmes "Boris" e "Manobras na Casa Branca", consegui tirar elações concretas como a que me foi proposta de que "a comunicação é inconveniente para os políticos.
Concluímos que, embora esta série nunca tenha dito que é baseada em factos reais tem toda a realidade espelhada mais uma vez, a cada episódio, e, até mesmo os filmes, transportam uma existência presente na vida política, possibilitando-nos a inserção no espaço circunscrito àquele enquadramento. Por entre a ficção das personagens, dos cenários e das vivências de suspense e romance, a verdade revela-se nos no dia-a-dia do Presidente (ou dos candidatos) e respectiva equipa. A crise quando assombra uma instituição nunca vem sozinha e a opção válida, ou, pelo menos segura, é a da verdade, da transparência e do rigor da informação. Contar tudo (dentro do possível) sem privilegiar meios conduz o porta-voz na direcção mais correcta se quiser continuar a ter o protagonista no memso nível de confiança. Como vimos outrora, a confiança entre protagonista e assessor é imprescindível no universo político, ainda mais se nos situarmos no espaço da Casa Branca, e apesar o recurso a técnicas pode atenuar as repercussões de uma crise. No entanto, o básico é tido na «cartilha» nunca mentir, uma vez que tudo se descobre.
Havia bastante mais a «vasculhar» acerca deste tema; contudo, penso que ilucidei «o público» acerca das várias temáticas que envolvem uma comunicação de crise. A crise não se espera, instala-se e, portanto, a solução está na tomada eficaz de decisões. Em suma, as voltas que se dão para contornar uma situação de crise são muitas e o inconveniente não é no singular, mas no plural, para os políticos.

2 comentários:

João Paulo Meneses disse...

Anabela
Globalmente, um trabalho muito bom. Muita pesquisa, muita investigação. Excelente.
ALgumas notas:
- hiperligar palavras não faz sentido, só faz sentido hiperligar ideias ou conceitos, que se possam citar; ao hiperligar palavras, está a mandar os leitores para um texto sem se saber o que procurar nesse texto (obriga a ler tudo); o seu trabalho é encontrar nesse texto o que lhe interessa, colocar entre aspas e depois ligar;
- aparecem citações (por exemplo do LPM) sem indicação de pagina
- aqueles links com as notas de rodape não funcionam
Agora mais importante: quando conclui que «consegui tirar elações concretas como a que me foi proposta de que "a comunicação é inconveniente para os políticos"», não explica porquê, só fala na verdade. E não é a comunicação que é inconveniente mas a com de CRISE

João Paulo Meneses disse...

adenda: poderia/deveria ter criado um indice a abrir o trabalho, com as respectivas hiperligações, para uma visualização mais facil (porque assim é mais dificil encontrar o inicio)